A Educação no Brasil em uma perspectiva de transformação
Simon Schwartzman, Eunice Ribeiro Durham e José Goldemberg
Universidade de São Paulo
Trabalho realizado para o Projeto sobre Educação na América Latina do Diálogo Interamericano. São Paulo, Junho de 1993Universidade de São Paulo
Índice
Resumo
1 - Introdução
2 - Características gerais do sistema e situação atual
2.1 - Características gerais do sistema2.2 - Situação atual3 - A organização do sistema e os recursos disponíveis
3.1 - A divisão de responsabilidades4 - Os problemas gerais
3.2 - Os gastos públicos com educação3.3 - A atuação do governo federal3.4 - Os estados e municípios3.5 - O ensino privado
4.1 - o analfabetismo5 - Os problemas dos diferentes níveis de ensino
4.2 - O funcionamento do sistema: baixa qualidade, repetência, ineficiência e iniqüidade
4.3 - Problemas organizacionais: a burocracia e a instabilidade administrativa
5.1 - Educação pré-escolar5.2 - Primeiro grau6 - Políticas governamentais
5.3 - O ensino médio5.4 - Ensino técnico
5.5 - O ensino superior
5.6 - A pós-graduação
6.1 - Políticas para o ensino básico e pré-escolar7 - Uma perspectiva de transformação
6.1.1 - Estados e Municípios6.1.2 - Governo Federal
Rio de Janeiro
Minas Gerais
São Paulo
6.1.3 - Conclusões6.2 - Ensino Médio6.3 - Ensino superior e pós-graduação
Referências Bibliográficas
Notas
FONTE:http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm
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